Dúvidas Frequentes

Reunimos aqui as dúvidas mais frequentes sobre benefícios empresariais para lhe ajudar.

Caso tenha outra questão e precise de ajuda, fale conosco.

 

Sobre Benefícios

Benefícios são auxílios ou vantagens extra-salariais para finalidades específicas. São concedidos para melhoria na qualidade de vida dos funcionários, motivação e retenção de talentos. O investimento em benefícios traz resultados positivos aos colaboradores e para empresa.

Os benefícios servem como incentivo aos colaboradores que poderão desfrutar de serviços que dificilmente teriam individualmente. Com colaboradores satisfeitos, sua empresa torna-se mais desejada pelos profissionais e competitiva no mercado.

Diferente do aumento salarial que incide encargos sociais obrigatórios (INSS, FGTS, 13º Salário, por exemplo) os benefícios regulados estão livres de encargos sociais e contabilizados como despesas operacionais, outra vantagem para sua empresa.

Sim, podemos ajudar a avaliar benefícios, pesquisar opções, implementar e ajudar administrar.

Fale conosco para informar seu problema ou necessidade.

Benefícios empresariais podem ser contratados para atender a partir de 2 pessoas.

Carência é o período sem cobertura do plano. O tempo é determinado por cada operadora/seguradora de acordo com o produto e limites legais.
Esta limitação inicial é adotada para evitar que os planos sejam contratados apenas quando há necessidade de utilização ao invés de preventiva. Se a carência não existisse as mensalidades precisariam ser maiores.

Caso sua empresa já possua o benefício ou foi cancelado recentemente, a carência pode ser isentada ou reduzida.

Consulte nossos especialistas de Planos de Saúde.

Load More

 

Planos de Saúde

Dúvidas Planos de Saúde

A escolha da assistência médica precisa considerar diversos aspectos particulares como a região da sua empresa, coberturas desejadas e seu orçamento, por isso o ideal é primeiro identificar suas necessidades, consulte nossos especialistas de Planos de Saúde.

O preço do convênio médico varia conforme coberturas contratadas. Quanto mais abrangente o plano, maior o preço.
Há boas opções de planos regionais ou operadoras de porte médio que costumam ser mais baratos devido ao intenso controle de custos, a rede enxuta e limitações de determinados serviços como, por exemplo, não oferecer reembolso.

Reforçamos que todos os planos médicos precisam atender o Rol de Procedimentos da ANS, assim, diversas coberturas e especialidades são garantidas.

Verifique com nossos especialistas de benefícios.

Os preços dos planos de saúde para clientes de grande porte são definidos por estudo da população (faixa etária, gênero, etc), assim, é necessário disponibilizar a relação completa das pessoas (titulares e dependentes).

Para pequenas e médias empresas (PME) os produtos e tabelas de preços são dinâmicos e atualizados com frequência, o que se torna informação perecível.
Existem inúmeras particularidades na contratação do benefício, logo, quem não contrata Plano de Saúde com frequência fica confuso. Para melhor escolha do Plano de Saúde Empresarial consideram-se além do preço as necessidades da sua empresa e funcionários.

Solicite um estudo de mercado ou cotação com nossos especialistas de Planos de Saúde.

A elegibilidade e condições para os planos de saúde são definidos : 1-Pela política interna da empresa; 2-Pela convenção coletiva da categoria, se houver.

Normalmente são elegíveis ao plano os titulares (sócios comprovados, funcionários, estagiários e aprendizes) e seu grupo familiar, considerado como dependentes (cônjuge, filhos e enteados).

A contribuição do funcionário é definida pela empresa ou acordo coletivo da categoria. Vale considerar que uma contribuição alta ao titular pode inviabilizar adesão ao plano. O desconto a dependentes tem políticas muito distintas, há empresas que descontam desde zero até 100% da mensalidade.

Cabe lembrar que descontar a mensalidade do funcionário implica na possibilidade de permanência do mesmo no plano em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria (RN 279).

A coparticipação busca moderar a utilização do plano, tornando o usuário mais consciente sobre utilização.

O resultado prático e imediato da coparticipação é que reduz a mensalidade desde o primeiro mês. Em compensação a cada utilização é cobrado uma parte do custo, muitas vezes com limitador.

O melhor modelo depende do perfil da população, explore os dados e perfil da empresa.

Consulte nossos especialistas de Planos de Saúde.

Embora com restrições, algumas operadoras e seguradoras aceitam receber prestadores de serviços no contrato de convênio médico. Cada empresa adota suas condições, assim, necessário consultar o plano desejado. Necessário que o contrato de prestação de serviços esteja em dia para apresentar à operadora.

Consulte nossos especialistas de Planos de Saúde.

Todos os Planos de Saúde Empresariais com 30 beneficiários ou mais (entre titulares e dependentes) são isentos de carências.

Os planos com até 29 beneficiários podem receber isenção ou redução de carências se você comprovar ter outro plano.

Por lei os prazos máximos de carências a partir da vigência são: 24 horas para urgência ou emergência; até 180 dias para consultas eletivas, exames, internações e cirurgias; e até 300 dias para parto.

Consulte nossos especialistas de Planos de Saúde.

Os planos de saúde têm sofrido reajuste de preços acima de outros serviços e produtos. Existem vários fatores que explicam este fenômeno como elevação de custos do segmento, modelo de remuneração praticado e envelhecimento da população.

A primeira providência é verificar se o reajuste proposto está de acordo com o contrato e a lei. Caso esteja correto, em seguida tratar com a operadora a situação do contrato, o que levou este aumento e se possível negociar o reajuste. Em caso de insucesso é possível reavaliar condições atuais e alternativas no mercado.

Consulte nossos especialistas de Planos de Saúde.

Todos os eventos cobertos pelo Rol de Procedimentos são atendidos pelos Planos de Saúde registrados na ANS.

Segundo FenaSaúde (Federação Nacional de Saúde Suplementar), o Rol para cobertura mínima obrigatória já contempla 91% da lista de procedimentos da Associação Médica Brasileira, ficam desassistidos apenas procedimentos especiais.

Para perfeita migração de plano é importante, antes da contratação, comunicar a nova operadora sobre colaboradores afastados e suas necessidades. Assim, você receberá orientações sobre ajustes para mudança e, se necessário, alterações de guias médicas, autorizações, entre outros procedimentos.

Consulte nossos especialistas de Planos de Saúde.

Load More

 

Planos Odontológicos

Dúvidas Planos Odontológicos

O convênio odontológico oferece cuidados bucais por um baixo preço. Manter a saúde bucal em dia evita riscos e aumenta assiduidade dos funcionários, afinal, é possível trabalhar com dor de dente? Improvável.
Você amplia a política de benefícios da empresa e satisfaz funcionários e sua família.

É um benefício que cuida da saúde e bem-estar dos colaboradores.
Consulte nossos especialistas de Planos Odontológicos.

O benefício dental tem ampla elegibilidade, atende:

  • Titulares: sócios, funcionários, estagiários;
  • Dependentes: cônjuge, filhos e enteados;
  • Agregados: pai, mãe, sogro, sogra, netos.

A política de concessão é determinada pela empresa ou convenção coletiva.

Consulte nossos especialistas de Planos Odontológicos.

O convênio oferece assistência para prevenção e tratamentos, indicado para todos que desejam cuidar da saúde bucal por baixo custo. A conveniência do plano odontológico favorece que a pessoa cuide mais e melhor da saúde, pois diversas coberturas já estão previstas, como a limpeza dental (profilaxia).

A opção de pagamento particular pode inibir a visita ao dentista, prejudicando prevenção e agravando problemas simples de serem tratados quando surgem. O pagamento particular é indicado se o dentista desejado não aceita nenhum convênio e ao usuário for um profissional exclusivo.

Consulte nossos especialistas de Planos Odontológicos.

O plano básico inclui procedimentos de baixo e médio custo, suficientes para 82% das demandas odontológicas, conforme pesquisa Datafolha. Para tratamentos de custos mais elevados como aparelho ortodôntico para corrigir alinhamentos ou prótese total é necessário contratar plano superior equivalente.

Caso no plano contratado não esteja o tratamento necessário, o dentista informará situação e fará proposta do serviço para pagamento particular.

Consulte nossos especialistas de Planos Odontológicos.

O plano pode estar sendo subutilizado. Muitas pessoas só procuram o dentista quando sentem dor intensa, assim, não agem na prevenção. O que pode gerar tratamentos de canal ou até mesmo a perda de dentes. Comunicar sobre o benefício dental e importância ajudam a conscientizar e intensificam utilização do plano.

Além disso, é saudável para sua empresa reavaliar as condições de produtos e serviços já contratados ou ajustá-los.

Consulte nossos especialistas de Planos Odontológicos.

O beneficio odontológico empresarial pode ser contratado na modalidade Adesão, no qual o funcionário escolhe se deseja ou não contratar com desconto direto em folha de pagamento.

Neste modelo a empresa pode atribuir contribuição de até 100% do valor pelo próprio funcionário e não terá impacto financeiro, mesmo assim oferecerá mais um benefício.

Como a estipulante (empresa) é uma Pessoa Jurídica, quem optar vai usufruir de condições bem melhores que ao se contratar individualmente.
Consulte nossos especialistas de Planos Odontológicos.

Sim, as operadoras permitem contratações de produtos diferentes no mesmo contrato. Para que a definição não seja considerada pessoal ou subjetiva, importante relacionar os produtos conforme cargos funcionais.

O prazo contratual varia conforme operadora, entre 12 ou 24 meses.

Consulte nossos especialistas de Planos Odontológicos.

A correlação é apenas comercial, algumas empresas que oferecem os dois produtos podem oferecer desconto na contratação conjunta. Pode compensar no primeiro ano, necessário calcular.

Em contrapartida, operadora odontológica especializada pode oferecer boas condições de atendimento no dia a dia ou até mesmo soluções únicas.

Consulte nossos especialistas de Planos Odontológicos.

Alguns fatos ajudam a reduzir o preço do Plano Dental:

  1. Volume: grande aumento de beneficiários dilui os custos, houve crescimento progressivo e constante nos últimos 17 anos;
  2. Cobertura Restrita: procedimentos mais caros como ortodontia, implantes e próteses totais não fazem parte das coberturas mínimas. O Rol de Procedimentos recebeu menos atualizações em comparação ao de Planos Médicos;
  3. Envelhecimento da população: odonto não sofre influência pela idade;
  4. Repasse ao dentista: os valores repassados aos dentistas são classificados e tabelados pela operadora;
  5. Ações preventivas: ensinar sobre qualidade da escovação e acréscimo de flúor na água canalizada traz resultados efetivos e evita problemas bucais, controlando os custos.

Consulte nossos especialistas de Planos Odontológicos.

Load More

 

Seguros de Vida

Dúvidas Seguros de Vida

Este seguro atende qualquer empresa que deseja conceder tranquilidade aos funcionários e familiares. Oferece proteção em caso de falecimento e também em vida, como cobertura adicional por invalidez ou diagnóstico de doenças graves, por exemplo.

Consulte nossos especialistas de Seguro de Vida.

Primeiro porque o seguro de vida oferece tranquilidade para os colaboradores trabalharem.

Pela cobertura básica dará assistência para família em caso de falecimento, por coberturas adicionais poderá ser muito útil ao próprio usuário em caso de invalidez ou diagnóstico de doenças graves, por exemplo.

Em segundo lugar, em diversos segmentos como escritórios, condomínios, postos de combustíveis ou restaurantes o Seguro de Vida Empresarial é obrigatório por acordo coletivo, vale consultar sua entidade de classe.

Consulte nossos especialistas de Seguro de Vida.

O Seguro de Vida Empresarial oferece três tipos de coberturas para escolher:

  1. Valor Global: definido valor único de indenização para todos colaboradores;
  2. Múltiplo Salarial: indenização conforme salário do colaborador, a ser multiplicado pela quantidade de vezes escolhida (indenização = X salários);
  3. Cobertura Livre: determinado valor individual de cobertura para cada colaborador.

Se o Seguro de Vida for compulsório por convenção coletiva, deve-se acatar o modelo determinado pela categoria, com o valor mínimo ou acima.

Caso de seguro de vida seja fornecido por liberalidade pela sua empresa, o modelo e valor de cobertura são de livre escolha. Sugestão: se houver poucos níveis salariais adote o Valor Global. Para reestruturação familiar o valor recomendado é que a cobertura seja suficiente para resguardar despesas correspondentes ao período de 2 anos.

Consulte nossos especialistas de Seguro de Vida.

As coberturas adicionais no Seguro de Vida são opcionais e buscam ampliar a proteção mediante pagamento extra. Essas coberturas tornam o seguro de vida mais completo ao prever possíveis necessidades.

Consulte nossos especialistas de Seguro de Vida.

A boa comunicação é parte importante para implementar o Seguro de Vida Empresarial, informar com transparência e clareza o cuidado da empresa com o colaborador e sua família valorizará o benefício oferecido.

Todos nós estamos diariamente sujeitos a surpresas, o Seguro de Vida oferece apoio financeiro em caso de morte ou em vida para invalidez, doenças graves ou impedimento ao trabalho, por exemplo.

Consulte nossos especialistas de Seguro de Vida.

O melhor seguro de vida é aquele que ofereça coberturas adequadas a sua necessidade e, assim, constar no contrato como eventos cobertos. Se especificado em contrato e não estiver como risco excluído (cláusula explícita que define falta de cobertura) ou nenhum outro impeditivo, a seguradora deverá indenizar o segurado em até 30 dias.

Todas as seguradoras são controladas e fiscalizadas pela SUSEP e obrigadas a realizar provisões e reservas financeiras para garantir a sustentabilidade do setor.

Consulte nossos especialistas de Seguro de Vida.

O preço (prêmio) do Seguro de Vida está diretamente relacionado com abrangência e capital de cobertura. É possível encontrar produtos por menos de R$10 por vida, porém, lembre-se quanto mais barato maior restrição de cobertura e menor a indenização.

Os Seguros de Vida mais baratos são desenvolvidos para segmentos obrigados por convenções coletivas de trabalho. Devido padronização de risco e baixa indenização oferecem os preços mais baixos.

Consulte nossos especialistas de Seguro de Vida.

Seguro de vida não é herança, portanto, não entra no inventário, conforme prevê o Código Civil Art. 794. “No seguro de vida ou de acidentes pessoais para o caso de morte, o capital estipulado não está sujeito às dívidas do segurado, nem se considera herança para todos os efeitos de direito.”.

Consulte nossos especialistas de Seguro de Vida.

É a pessoa indicada para receber a indenização em caso de sinistro. O beneficiário informado na apólice é de livre escolha pelo segurado, caso não informado são considerados os herdeiros legais.

Consulte nossos especialistas de Seguro de Vida.

Load More

 

Legislação sobre Benefícios

Dúvidas Legislação Benefícios

Por força de lei apenas o vale-transporte é obrigatório. Os demais benefícios são garantidos pelas convenções coletivas firmadas com os sindicatos ou por iniciativa das empresas, que identificam as vantagens para os colaboradores e a própria corporação.

A entrega de benefícios em dinheiro (espécie, cheque, depósito em conta) caracteriza o valor como salário direto e está sujeito ao recolhimento de encargos sociais como Previdência Social (INSS), Fundo de Garantia (FGTS), Décimo Terceiro Salário, Férias, etc, onerando a folha de pagamento desnecessariamente. A falta do recolhimento pode implicar em processo trabalhista ou multa por fiscal do trabalho.

A alteração do Plano de Saúde é considerada medida administrativa e pode ser efetivada pela empresa. Além das condições do atual contrato, importante verificar possíveis impactos aos beneficiários e que estes sejam comunicados previamente sobre a mudança.

Sim, muitas empresas têm como política oferecer planos diferenciados para gestores (sócios, diretores, gerentes) e não há nenhum impeditivo legal para isto. Importante apenas que o critério seja definido pela hierarquia de cargos para evitar avaliação subjetiva.

Os limites da contribuição pelo colaborador são definidos pela política da empresa ou, se existir, pela convenção coletiva de trabalho.

Na modalidade Adesão o pagamento pode ser de até 100% pelo colaborador. Neste caso, a vantagem do benefício são as melhores condições que o plano coletivo oferece.

Casos de urgência ou emergência que ponha em risco a saúde ou integridade da pessoa não pode haver recusa de atendimento imediato (Art. 35-C da Lei nº 9.656/98).

Todas as coberturas, exclusões e condições completas precisam constar em contrato (Art. 16 C da Lei nº 9.656/98).

Cabe verificar se:

  • O procedimento é coberto pelo Rol da ANS;
  • O plano está na modalidade e região pretendido;
  • Segunda opinião médica/odontológica é compatível;
  • Existe possibilidade de piora ou consequências no quadro de saúde do paciente;

Há conciliação com área de relacionamento e/ou Ouvidoria da operadora.

Load More

 

Esperamos ter esclarecido suas principais dúvidas.

 

Precisando de ajuda com os benefícios da sua empresa?

Consulte nossos especialistas para fazer melhores escolhas de benefícios.

 

Legislação sobre Benefícios
Consulte detalhes da Legislação
Proposta
Solicitar Proposta de Benefícios
error: Botão desabilitado!