Planos Odontológicos

Como funcionam os Planos Odontológicos para empresas: entenda as vantagens, coberturas, carências, preços, custo-benefício e veja uma simulação do Plano Odonto.

O convênio odontológico oferece vantagens únicas: preserva a saúde e aumenta a autoestima.

É um benefício que cuida da saúde e também do bem-estar.

O Plano Odonto torna acessível cuidar da saúde bucal ao oferecer:

VantagensAtendimento de urgência;
VantagensCuidados para prevenção;
VantagensDiagnósticos;
VantagensTratamentos.

 

Planos Odontológicos

 

Afinal:

  • Você consegue trabalhar e se dedicar integralmente com dor de dente?
  • É possível sorrir satisfatoriamente com dentes danificados?
  • É prazeroso conviver com um colega que tenha mau hálito?

O brasileiro costuma sorrir em muitas situações: ao agradecer, ao se desculpar ou até mesmo ao pedir uma informação costumamos abrir um sorriso.

A boa aparência dental causa agradável impressão sobre cuidados pessoais, o que valoriza as pessoas no mercado de trabalho e facilita relacionamentos interpessoais.

Quando o plano é extensivo aos familiares dos funcionários, há uma sensação de gratidão e admiração da família do colaborador pela empresa.

Vantagens e benefícios para os funcionários

Vantagensacesso para cuidados com a saúde bucal;
Vantagensaumento do bem-estar e autoestima;
Vantagensaumento de resistência a doenças;
Vantagensmelhora os relacionamentos;
Vantagensamplia as oportunidades no trabalho.

Vantagens e benefícios para as empresas

Vantagensaumenta a demonstração de cuidados com o colaborador;
Vantagensmaior integração entre trabalhador e empresa;
Vantagensamplia a política de benefícios;
Vantagensaumenta a satisfação dos colaboradores;
Vantagensisenção de encargos sociais sobre benefícios.

 

Confira abaixo maiores detalhes sobre Planos Odontológicos:

Mercado de Planos Odontológicos

Importância da Saúde Bucal

Coberturas do Plano Dental

Rede Credenciada do Plano Odontológico

Preço Plano Empresarial

Reajuste de Plano Odontológico

Custo-benefício do Plano Odontológico

Elegibilidades do Plano Dental

Carências do Plano Odontológico Empresarial

Melhor Plano Odontológico

 

Mercado de Planos Odontológicos

 

Mercado de Planos Odontológicos

 

O mercado de saúde odontológico no Brasil demonstra vigor ao ser o país com maior número de dentistas no mundo. São mais de 240 mil profissionais, segundo o Conselho Federal de Odontologia – CFO.

A conscientização dos brasileiros quanto aos cuidados bucais tem expandido, conforme comprova o gráfico da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. A quantidade de beneficiários com Planos Odontológicos cresce de maneira progressiva e permanente.

 

Beneficiários de Planos Odontológicos

 

 

Em contraste ao quadro acima, a população brasileira demonstra baixa frequência de visita ao dentista, segundo Pesquisa Nacional de Saúde – PNS realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

55,6% da população não consultam um dentista anualmente. O pior resultado foi identificado nas regiões norte e nordeste do país.

Comparando aos cuidados médicos, onde na mesma pesquisa 28,8% das pessoas não realizam consultas médicas no ano (a metade), há grande espaço para orientar e incentivar as pessoas para maiores cuidados bucais e visitas mais frequentes ao dentista.

Esta disparidade pode ser explicada pela diferença de pessoas com planos odontológicos: 11,23% da população contam com Plano Odontológico enquanto 22,62% da população possuem plano médico.

Esta diferença de 201% está diminuindo gradativamente devido o aumento de adesão aos Planos Odontológicos.

Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos Odontológicos para as necessidade da sua empresa.

 

Importância da Saúde Bucal

 

Importância da Saúde Bucal

 

 

Pela boca iniciamos o processo de digestão e os dentes cumprem o papel fundamental de triturar e mastigar os alimentos, onde inevitavelmente ficam restos de alimentos que precisam ser removidos através da higiene bucal.

A boca é a maior cavidade entre o corpo e o meio externo e também a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais a saúde. Cuidar dos dentes e manter uma boa higiene é fundamental para a saúde do nosso organismo.

  • 90% dos brasileiros sofrem de algum grau de doença periodontal (infecção da gengiva);
  • 1 mililitro de saliva contém 150 milhões de bactérias;
  • 1 grama de placa bacteriana abriga 100 bilhões de micróbios;
  • O risco de problemas cardíacos é 25% maior entre pacientes com doença periodontal.

Sobre o hábito de escovação, 89,1% da população com 18 anos ou mais escovam os dentes pelo menos duas vezes ao dia, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do IBGE. Este percentual é mais elevado conforme nível de instrução e reduz conforme idade (pessoas acima de 40 anos receberam menos orientação durante a vida).

Entretanto, a recomendação de dentistas é que a escovação seja realizada após cada refeição (são estimadas três: café da manhã, almoço e jantar).

Vale destacar que a qualidade da escovação é fundamental para uma boca saudável. É importante que seja realizada em todas as superfícies dos dentes em movimentos suaves para evitar machucar a gengiva. Utilize fio dental para melhor limpeza entre os dentes e também escove a língua para não acumular resíduos e bactérias.

Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos Odontológicos para necessidade da sua empresa.

 

Coberturas do Plano Dental

Assim como o Plano de Saúde Médico, o Plano Odontológico é regulamentado pela ANS, a Agência Nacional de Saúde, e segue padrões fiscalizados por ela.

O Convênio Odontológico oferece um conjunto de atendimento mínimo em todos os planos e operadoras.

É o chamado Rol de Procedimentos Odontológicos, regido pela Lei no. 9.656/98 e atualizado pelas Resoluções Normativas – RN 154/07 e RN 211/10.

Nesta relação estão os procedimentos odontológicos mais comuns, normalmente de baixo e médio custo, que incluem:

  • Consultas;
  • Atendimento de Urgência;
  • Prevenção – Limpeza e aplicação de Flúor – Profilaxia e Fluorterapia;
  • Tratamento de Cárie – Restauração em Amálgama;
  • Tratamento de Cárie – Restauração em Resina;
  • Tratamento de Canal – Endodontia;
  • Tratamento de Gengiva – Periodontia;
  • Tratamento para crianças e adolescentes – Odontopediatria;
  • Prótese – Coroa Metálica;
  • Prótese – Coroa Cerômero;
  • Raio X – Panorâmico e periapical;
  • Cirurgias.

Consulte o Rol de Procedimentos Odontológicos.

Lembramos que existem algumas demandas não cobertas pelo Rol básico:

    • Clareamento Dentário;
    • Ortodontia – Aparelho para corrigir alinhamento dos dentes;
    • Prótese total – Dentaduras;
    • Prótese parcial – Ponte removível ou “perereca”.

Para atendimento das necessidades acima as operadoras de Planos Odontológicos oferecem produtos superiores que incidem acréscimo de preço.

Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos Odontológicos para necessidade da sua empresa.

 

Rede Credenciada do Plano Odontológico

 

Rede Credenciada do Plano Odontológico

 

Qual a melhor rede odontológica?

O mercado de odontologia é excessivamente pulverizado, as redes credenciadas são formadas conforme demanda e estão em constantes ajustes pelas operadoras.

O benefício dental tem como característica padrão atender através de prestadores de serviços, ou seja, a operadora credencia dentistas e clínicas terceirizadas para atender pelo convênio. Desta forma não há subordinação para o dentista ou a clínica, existe parceria para prestação de serviços e protocolos a serem cumpridos.

Esta característica acaba por balizar o atendimento aos usuários, que terão maior segurança em uma clínica que segue os padrões sugeridos pela operadora.

Importante destacar que a qualidade do plano depende muito da satisfação dos prestadores (rede credenciada), pois é através deles que ocorre o serviço em si. Uma rede com dentistas satisfeitos prestará melhores serviços aos usuários do plano.

Embora a quantidade total de dentistas seja um dado relevante, atente-se principalmente se a operadora oferece satisfatoriamente clínicas na sua cidade e região.

Verifique também a possibilidade de credenciar novos profissionais, opção que pode agradar muito ao usuário de tratamento mais extenso que já conta com um dentista de confiança.

Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos Odontológicos para necessidade da sua empresa.

 

Preço Plano Dental Empresarial

 

Preço Plano Dental Empresarial

 

Muito acessível: o benefício dental tem uma excelente percepção de valor pelos funcionários por um baixo custo.

Conforme pesquisa realizada pela Catho sobre profissionais brasileiros, o Plano Dental está entre os 4 benefícios mais oferecidos pelas empresas.

Os Planos Odontológicos Empresariais custam entre R$9,00 a R$28,00 para cobertura básica. O preço proposto pelas operadoras varia conforme:

  • Porte do contratante: empresas maiores recebem desconto e redução do preço;
  • Modelo de contratação: sua empresa pode optar pelo modelo compulsório, onde todos os funcionários recebem o benefício, ou facultativo, onde a participação do funcionário é opcional (adesão);
  • Região de atendimento: em localidades onde há abundância de prestadores (clínicas) o preço costuma ser menor;
  • Plano com reembolso: oferece liberdade para escolher dentista de sua preferência; a possibilidade de utilizar dentista fora da rede credenciada eleva o preço;
  • Coberturas extras: opções de ortodontia ou prótese estão inclusas apenas em planos superiores.
Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos Odontológicos para necessidade da sua empresa.

 

Reajuste de Plano Odontológico

Reajuste de Plano Odontológico

 

O reajuste de preço do Plano Odontológico é orientado pela RN 172/08 e praticado no aniversário do contrato considerando:

  • Inflação do período: índice de mercado pré-determinado em contrato, normalmente é utilizado IPCA/IBGE ou IGPM/FGV;
  • Sinistralidade: caso o contrato ou o grupo em que empresa está inserida ultrapasse o índice de utilização previsto, normalmente entre 60% a 70% da mensalidade paga.

Os Planos Odontológicos não sofrem influência pela idade do beneficiário, assim, não há faixas etárias ou reajuste ao ficar mais velho como ocorre nos Planos de Saúde.

Fique atento ao índice contratado e política de reajuste da sua assistência odontológica.

Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos Odontológicos para necessidade da sua empresa.

 

Custo-benefício do Plano Odontológico

 

Custo-benefício do Plano Odontológico

 

Vale a pena ter o Plano Odontológico Empresarial?

Sim, na grande maioria das situações!

Conforme pesquisa Datafolha encomendada pelo Conselho Federal de Odontologia – CFO, nas clínicas particulares 40% dos clientes buscam o consultório para limpeza, 25% para obturação ou restauração e 17% para extração, o que representa 82% dos pacientes.

Vamos avaliar o custo-benefício sob duas situações: Prevenção e Tratamento.

Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos Odontológicos para necessidade da sua empresa.

1. Prevenção – Cuidados Dentais

Considerando que você tenha uma boca saudável e não precise realizar NENHUM tratamento (cárie, canal ou extração de siso, por exemplo), deseja apenas manutenção da saúde bucal.

A limpeza bucal completa (profilaxia) é recomenda a cada 6 meses e custa a partir de R$150,00 por pagamento particular. Este valor pode aumentar dependendo da situação clínica do paciente e especialização do dentista. Em suma:

  • Limpeza dentária: R$150
  • Tempo recomendado: a cada 6 meses
  • Custo mensal: R$25,00

Resumo: um Plano Odontológico com mensalidade de até R$25,00 é altamente recomendado, pois seria suficiente para limpeza desejada e dispõe de diversas outras coberturas.

Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos Odontológicos para necessidade da sua empresa.

2. Simulação de Tratamento Odontológico

Nesta segunda situação, vamos considerar que você precise fazer alguns procedimentos ao longo de 1 ano por atendimento particular.

Segue custos médios de mercado previstos:

Procedimentos Tratamento Particular Plano Odontológico
Consulta de urgência R$ 150,00 Incluso
Profilaxia (limpeza) R$ 150,00 Incluso
Tratamento endodôntico R$ 400,00 Incluso
Restauração de amálgama R$ 70,00 Incluso
Restauração de resina R$ 90,00 Incluso
Tratamento de gengiva R$ 250,00 Incluso
Exodontia 3º molar (siso) R$ 450,00 Incluso
TOTAL R$ 1.560,00 R$ 240,00*
www.beneficiosrh.com.br
*Considerado Plano Odontológico PME de R$20,00 mensais.

Resultado:

  • Tratamento particular: R$ 1.560,00
  • Custo no 1º ano: R$ 130,00/mês

Todos os itens citados são de cobertura básica e atendidos por qualquer Plano Odontológico.

Reforçamos que a opção de pagamento particular pode inibir a visita ao dentista, prejudicando prevenção e agravando problemas simples de serem tratados quando surgem.

O convênio dentário oferece saúde e bem-estar aos colaboradores por um preço baixo.

Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos Odontológicos para necessidade da sua empresa.

 

Elegibilidades do Plano Dental Empresarial

 

Elegibilidades do Plano Dental Empresarial

 

Elegibilidade é o conjunto de regras de aceitação determinadas pelas operadoras e empresas para definir o perfil das pessoas a participarem do Plano Dental Empresarial. O convênio odontológico costuma ter política bem flexível de aceitação.

Em geral, são elegíveis aos planos empresariais:

  • Funcionários: sócio comprovado, funcionário CLT, estagiário, aprendiz;
  • Dependentes: cônjuge ou companheiro, filho solteiro/enteado (pode haver limite de idade);
  • Agregados: pai, mãe, sogro(a), irmão(ã), avó, neto, tio, sobrinho e bisneto.

O produto aceita todos os familiares próximos, um benefício real para toda família!

Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos Odontológicos para necessidade da sua empresa.

 

Carências do Plano Odontológico Empresarial

 

Carências do Plano Odontológico Empresarial

 

A carência é o tempo de espera necessário para utilização do plano, neste período não há cobertura pelo convênio.

São isentos de carência do Plano Odontológico:

VantagensPlano Coletivo Empresarial com 30 ou mais beneficiários;

VantagensNa implementação durante os primeiros 30 dias aos beneficiários elegíveis, este prazo pode ser estendido conforme necessidade e negociação com operadora;

VantagensInclusões de recém-admitidos, recém-casados e recém-nascidos.

Ao contrato com até 29 beneficiários passada implementação pode ser exigida carência, o prazo é informado pelo seu corretor e dependerá exclusivamente das características do produto e operadora.

Em todas as situações o atendimento de urgência tem carência de apenas 24 horas.

Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos Odontológicos para necessidade da sua empresa.

 

Melhor Plano Odontológico

 

Melhor Plano Odontológico

 

Analisar a qualidade é um processo básico para escolha de produtos e serviços, no entanto, muitas vezes as diferenças são sutis.

Sugerimos alguns critérios para pesquisar melhor seu Plano Odontológico Empresarial:

Preço muito baixo: Desconfie de valor muito baixo, normalmente a operadora traz pouca estrutura operacional, rede credenciada defasada ou insatisfeita. Para empresas pequenas e médias o plano básico abaixo de R$13,50 é um sinal de alerta, para grandes empresas fique atento a valores abaixo de R$9,80;

IDSS – Índice de Desempenho da Saúde Suplementar: Este é um programa de Qualificação de Operadoras realizado anualmente pela ANS, é um termômetro que indica o atendimento e situação da operadora. Este índice de qualificação ajuda a entender a qualidade geral da operadora odontológica. O indicador varia entre 0 e 1, onde “zero” é de pior qualidade e “um” com melhor qualidade. Prefira planos que estejam acima de 0,7 ou próximo deste número;

IGR – Índice Geral de Reclamações: Dado fornecido pela ANS que indica a quantidade de reclamações pelos próprios usuários insatisfeitos com operadora odontológica a cada 10.000 beneficiários, para melhor avaliação devem-se agrupar operadoras conforme porte;

Monitoramento ANS: O programa realizado trimestralmente pela ANS qualifica o atendimento realizado pela operadora e atribui uma nota de 0 a 3, considerando zero como excelente e três pior resultado;

Extra Rol: algumas operadoras oferecem como plano mínimo coberturas além do Rol de Procedimentos exigido pela ANS. Um produto com coberturas adicionais associadas amplia o atendimento ao beneficiário que eventualmente não precisará pagar a parte por procedimentos que precise;

Carências: a regra de carências é determinada por cada operadora ou negociação, embora a carência seja temporária, um período longo de restrições pode insatisfazer o usuário ou promover baixa adesão ao Plano Odontológico.

Fique atento aos pontos acima e fará a melhor escolha para sua empresa.

Fontes: MS/CFO/ANS/APCD/IBGE/CROPR

É importante ter o auxílio de um especialista para avaliar e escolher melhor.

Consulte nossos especialistas em benefícios para verificar os melhores Planos de Saúde para necessidade da sua empresa.

 

Precisando de ajuda com Plano Odontológico da sua empresa?

Consulte nossos especialistas para fazer melhores escolhas de benefícios.

 

Dúvidas Frequentes
Veja as dúvidas mais frequentes
Proposta
Solicitar Proposta de Plano Odonto
error: Botão desabilitado!